2023
Somos 8 mil milhões
Entry type: Single project
Country/area: Portugal
Publishing organisation: Público
Organisation size: Big
Publication date: 2022-11-12
Language: Portuguese
Authors: Rui Barros, Cátia Mendonça, José Volta e Pinto

Biography:
Fundado em 1990, o PÚBLICO é um dos jornais de referência em Portugal. Com uma aposta forte em jornalismo de qualidade, o jornal foi pioneiro na infografia e, mais tarde, no jornalismo de dados em Portugal. Ao longo dos últimos anos, essa aposta revelou-se um importante componente do que é a marca PÚBLICO, com produtos inovadores e que definem o jornalismo de referência pelo qual se pauta.
Project description:
15 de Novembro de 2022 foi a data projectada pela ONU como o dia em que a população mundial ultrapassou a marca dos 8 mil milhões de pessoas. Neste trabalho procuramos colocar este número em perspectiva e explicar aos nossos leitores o que ele significa, como tem evoluído a população mundial, como ela vai mudar e que desafios isso nos coloca para o futuro.
Impact reached:
O projecto teve um forte impacto junto dos nossos leitores. Pelo feedback que recebemos, o projecto foi utilizado em contexto de sala de aula com alguns alunos, demonstrando que este trabalho ajuda também a criar uma ligação com a História do planeta e dos humanos. É também um projecto desenhado para ser evergreen, onde a capacidade de contar o percurso até aos 8 mil milhões de pessoas será útil e informativa em vários momentos futuros.
Techniques/technologies used:
Neste trabalho usamos R para a recolha e análise de dados. Para o desenvolvimento web recorremos a Svelte. As visualizações de dados foram todas feitas com d3.js e, para a ilustração, usamos Adobe Illustrator, Adobe After Effects e Lottie.
Context about the project:
Como durante o ano de 2022 recorremos bastante ao uso de scrollytelling, para este trabalho tentámos inovar no formato de data storytelling. Pensámos que o formato tap story poderia ser uma boa solução para contar histórias com dados. Confesso que saltámos para este recurso sem pensar a 100% nas limitações que ele oferece. Com tap stories o espaço de um ecrã torna-se muito limitado. Para além disso, como todo o ecrã serve para navegar, o recuso ao “hover” para revelar mais informação não pode ser usado.
What can other journalists learn from this project?
Recorrer aos dados disponíveis para colocar o leitor dentro da história é sempre um óptimo desafio que individualiza a experiência de leitura e deixa o leitor “entrar” na história, viajando na história dos 8 mil milhões a partir da sua própria data de nascimento – o que valoriza esta experiência de personalização, cada vez mais relevante para os nossos leitores.
Project links:
https://www.publico.pt/interactivo/8-mil-milhoes