2023
Consegues (sobre)viver como um estudante universitário?
Entry type: Single project
Country/area: Portugal
Publishing organisation: Expresso
Organisation size: Big
Publication date: 2022-09-29
Language: Portuguese
Authors: Cátia Barros, Maria João Rodet (ilustrações)

Biography:
Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Pós-graduada em Design de Interação, Web e Jogos. Mestranda em Jornalismo e Informação na Universidade do Minho. Atualmente, a dar os primeiros passos como jornalista de dados no Expresso.
Project description:
O trabalho “Consegues (sobre)viver como um estudante universitário?” é uma **reportagem construída em formato de jogo (newsgame**) que pretende simular os custos e os desafios que um estudante universitário deslocado tem com a entrada no Ensino Superior. O trabalho tem por base as diferentes universidades públicas do país, tendo o leitor de escolher a universidade e gerir um orçamento mensal que inclui: deslocações, habitação, alimentação, propinas e despesas adicionais. O objetivo é realçar as dificuldades que os jovens que têm de sair da sua cidade natal para estudarem passam
Impact reached:
Este trabalho foi realizado durante um **estágio curricular inserido num Mestrado em Ciências da Comunicação.** O trabalho permitiu que todos os portugueses – mesmo aqueles que não passam por esta realidade – conseguissem **perceber os reais custos do ensino superior**, acabando por abranger outros problemas sentidos no país: como é o caso da **habitação e do custo de vida** que tem aumentado.
Além de ser dos primeiros trabalhos jornalísticos em Portugal construído em forma de jogo, a reportagem foi **utilizada por professores do ensino secundário (de sociologia e economia) durante debates com os alunos** para explicar os custos de prosseguir estudos superiores.
Este trabalho pretendeu realçar também um problema em Portugal: a **desistência de prosseguir estudos superiores por falta de meios**. O trabalho teve por base dados de investigações realizadas no país para realçar o impacto do mesmo.
Para além do foco principal, o artigo tem alguns detalhes como a **diferença salarial entre homens e mulheres.**
Dentro da própria organização em que foi feito, o trabalho serviu para mostrar as potencialidades do jornalismo interativo, tendo-se tornado uma área a investir pelo Expresso.
Techniques/technologies used:
O trabalho focou-se no storytelling: contar a história de milhares de estudantes portugueses que se têm de deslocar para entrar na universidade. Para tal, o uso da **linguagem web** foi fundamental. Permitiu **criar uma narrativa não-linear em estilo de jogo** com personalização de valores, mas também com valores fixos: como é o caso do alojamento, das propinas.
Através da linguagem web, mais especificamente com o recurso ao **Svelte** e a ficheiros **json** para agregar os dados, foi possível mostrar o custo de vida em diferentes cidades e universidades do país.
Essencialmente, o projeto recorreu ao storytelling através da gamificação do jornalismo. Tornando a narrativa interativa e personalizada.
Context about the project:
Todos os dados usados no projeto correspondem a valores reais. Para além disso, o trabalho tem por base entrevistas realizadas a jovens.
É de salientar que o trabalho foi realizado durante um estágio curricular e, apesar do apoio recebido pelas chefias, jornalistas e orientadores, o newsgame necessitava de competências que ninguém apresentava na redação. Assim sendo, o trabalho exigiu muita aprendizagem. Sendo, por isso, um trabalho que apresenta falhas a nivel de usabilidade.
What can other journalists learn from this project?
Essencialmente: não há uma forma de contar uma história. A realidade portuguesa no que toca a narrativas conduzidas por dados ainda se prende muito à notícia tradicional. Este newsgame tentou abrir um novo caminho para o jornalismo online.
Project links:
https://multimedia.expresso.pt/newsgame_despesas_universidade/