2023

Como os ventos de maioria mudaram estas eleições

Entry type: Single project

Country/area: Portugal

Publishing organisation: Público

Organisation size: Big

Publication date: 2022-01-31

Language: Portuguese

Authors: Rui Barros, José Volta e Pinto

Biography:

Fundado em 1990, o PÚBLICO é um dos jornais de referência em Portugal. Com uma aposta forte em jornalismo de qualidade, o jornal foi pioneiro na infografia e, mais tarde, no jornalismo de dados em Portugal. Ao longo dos últimos anos, essa aposta revelou-se um importante componente do que é a marca PÚBLICO, com produtos inovadores e que definem o jornalismo de referência pelo qual se pauta.

Project description:

Portugal foi a eleições e todas as sondagens davam uma ligeira vantagem ao Partido Socialista (PS). Mas a noite eleitoral deu-nos uma surpresa, e o partido conseguiu uma maioria absoluta na assembleia, ganhando em 252 de 308 concelhos. Quisemos mapear as vitórias e derrotas eleitorais.

Impact reached:

O projecto foi publicado logo após a noite eleitoral e permitiu ir um pouco além do “horse race journalism”, percebendo fenómenos locais de alguns partidos. Uma análise micro quando o foco de grande parte dos jornais estava na análise macro permitiu-nos resumir as grandes conclusões da noite eleitoral num scroller. O artigo foi dos mais lidos no rescaldo da noite eleitoral.

Techniques/technologies used:

Os dados foram recolhidos usando R através da API oficial. Como o objectivo era conseguir ter a peça publicada logo quando os resultados eleitorais fossem apurados para todos os círculos eleitorais, escrevemos um script em R com base na API que tinha sido disponibilizada nas últimas eleições (esperando que não houvesse grandes mudanças na estrutura de dados). Isto permitiu-nos gerar um relatório com as principais conclusões e algumas visualizações logo no momento em que os resultados fecharam.

O trabalho foi desenvolvido usando o mapbox. Mas não era possível fazer grande preparação antes da noite eleitoral uma vez que não sabíamos qual poderia ser a história destas eleições. Deixámos por isso o máximo possível preparado para que, depois de recolhidos e analisados os dados, fosse apenas necessário escrever a narrativa e guiar o leitor no mapa.

Context about the project:

A resposta às eleições é típica: resultados, rescaldo e primeiras ilações. Mas o principal destaque é oferecer um novo olhar sobre como se constroem os resultados eleitorais e como o país (dentro de cada concelho) se divide para definir o parlamento português. A estratégia de visualização de dados, com scrollytelling, também permite oferecer mais do que a resposta típica na análise pós-eleitoral.

What can other journalists learn from this project?

Acredito que neste caso é interessante realçar a importância daquilo que às vezes chamo de “data mise en place”. Trabalhando num jornal diário, uma das maiores dificuldades que tenho enquanto jornalista de dados é conseguir que um trabalho que envolve análise de dados, código, design e data visualization consiga acompanhar os tempos da publicação diária. Esta “data mise en place” ajuda a conseguir colocar projectos de dados e interactivos no ar.

Project links:

https://www.publico.pt/eleicoes-legislativas-2022/resultados-partidos-ventos-maioria