2023

Como é que o mundo mudou desde que nasceu?

Entry type: Single project

Country/area: Portugal

Publishing organisation: Expresso

Organisation size: Big

Publication date: 2022-11-14

Language: Portuguese

Authors: Cátia Barros, Raquel Albuquerque, Sofia Miguel Rosa

Biography:

Raquel Albuquerque é jornalista na secção de sociedade do Expresso.

Project description:

O artigo “Como é que o mundo mudou desde que nasceu?” surgiu para assinalar o facto de a população mundial ter chegado aos 8 mil milhões de pessoas.

O objetivo do trabalho era contar ao leitor do Expresso como era o mundo na altura em que nasceu e o que mudou. O mote do projeto era este: “Já somos 8 mil milhões e o mundo mudou desde que nasceu (diga-nos quando, contamos-lhe a sua história)”

Impact reached:

O objetivo do trabalho era conseguir dar ao leitor a oportunidade de **personalizar uma narrativa**. Através do país e ano em que nasceu, o leitor conseguia ter acesso a quantas pessoas também nasceram nesse ano e quantas pessoas nasceram depois dele.

De forma geral, o leitor conseguia ter acesso a como a população mundial evoluiu desde o ano em que nasceu. E como irá evoluir nos próximos anos.

Techniques/technologies used:

Para além da linguagem web para a construção da narrativa, com recurso a svelte para tornar o texto todo reativo, este projeto tinha como alicerce uma grande base de dados. Desse modo, foi utilizado R para a sua análise, assim como node e json. Algumas análises mais gerais foram feitas previamente utilizado o google sheets.

Context about the project:

NA

What can other journalists learn from this project?

Quando há um acontecimento planeado, podemos contar a história de forma tradicional ou de formas diferentes. O jornalismo interativo permite mudar a forma como leitor lê/utiliza um artigo.

Project links:

https://multimedia.expresso.pt/8-mil-milhoes/

https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2611-1/html/primeiro-caderno/investigacao/ha-tantas-pessoas-com-fome-no-mundo-como-havia-em-1800

https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2611-1/html/primeiro-caderno/investigacao/8-mil-milhoes-de-pessoas

https://multimedia.expresso.pt/059_populacao_fertilidade/

https://multimedia.expresso.pt/059_populacao_china_india/