2023

Como a seca afecta Portugal e o seu concelho

Entry type: Single project

Country/area: Portugal

Publishing organisation: Público

Organisation size: Big

Publication date: 2022-02-10

Language: Portuguese

Authors: Rui Barros, Claudia Carvalho Silva, Miguel Manso (Fotografia), José Sérgio (Fotografia)

Biography:

Fundado em 1990, o PÚBLICO é um dos jornais de referência em Portugal. Com uma aposta forte em jornalismo de qualidade, o jornal foi pioneiro na infografia e, mais tarde, no jornalismo de dados em Portugal. Ao longo dos últimos anos, essa aposta revelou-se um importante componente do que é a marca PÚBLICO, com produtos inovadores e que definem o jornalismo de referência pelo qual se pauta.

Project description:

O mês de Janeiro de 2022 foi, em Portugal,o segundo mais seco desde 2000 e o sexto desde 1931. Perante um cenário de alterações climáticas, o país depara-se com uma situação para a qual não está preparado – Invernos secos. Com recurso aos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, imagens de satélite e fotografias dos fotojornalistas do PÚBLICO, usamos dados para mostrar como o problema está cada vez mais presente.

Impact reached:

O projecto permitiu-nos colocar em visualizações de dados um problema que só se torna visível quando é agudo – a seca. Como conseguimos acesso a uma base de dados ao nível do município e de uma série longa (desde 2000), este artigo, que recorre ao scrollytelling para contar a história da seca em Portugal em vários gráficos, oferece ainda a possibilidade de o leitor ver como o sítio onde vive é afectado pelo problema. A possibilidade de personalizar a história para o local onde vive gerou um interesse bastante grande nesta história.

Techniques/technologies used:

A análise dos dados foi feita com recurso a R. Com esta linguagem foi feita a limpeza e análise de dados. No desenvolvimento da narrativa foi usado Svelte e Flourish nas visualizações. Como o projecto tinha que ser lançado com alguma rapidez, usamos o ArchieML para usar o Google Docs como “back office” para este projecto.

Context about the project:

Diria que por vezes nada é mais eficiente do que pedir o acesso a uma base de dados. O instituto responsável pela recolha e análise destes dados faz uma publicação regular destes dados no seu website. Ainda equacionámos uma forma de proceder à sua recolha automatizada. Mas após uma chamada telefónica, foi possível falar com a cientista responsável por estes dados, que prontamente disponibilizou a base de dados desde o ano de 2000.

What can other journalists learn from this project?

O jornalismo de dados oferece tantas potencialidades – como fazer web scraping – que por vezes é fácil esquecer que o velho telefone ainda funciona.

Project links:

https://www.publico.pt/interactivo/seca-portugal-2022