2023

Candidatos às eleições deste ano têm R$ 84 milhões em multas ambientais

Entry type: Single project

Country/area: Brazil

Publishing organisation: Agência Pública

Organisation size: Big

Publication date: 2022-08-17

Language: Portuguese

Authors: Bianca Muniz, Bruno Fonseca, Caio de Freitas Paes, José Cícero, Rafael Oliveira, Thiago Domenici

Biography:

Fundada em 2011 por repórteres mulheres, a Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Todas as nossas reportagens são feitas com base na rigorosa apuração dos fatos e têm como princípio a defesa
intransigente dos direitos humanos. Ao longo de nossa história, conquistamos 52 prêmios, entre eles, o Gabriel Garcia Márquez, o mais importante prêmio de jornalismo da América Latina. Nossas reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público são distribuídas e republicadas por centenas de veículos comunicação brasileiros e estrangeiros todos os anos

Project description:

A reportagem levantou todos os candidatos às eleições de 2022 com multas no Ibama autuadas desde 1994. Encontramos 440 multas associadas a 251 CPFs de candidatos. A reportagem de dados é complementada pela apuração das situações envolvendo as multas de parte dos candidatos, com destaque para candidatos a governos estaduais, Senado e deputados federais.

Impact reached:

A reportagem é um levantamento inédito e completo de todas as candidaturas nas eleições brasileiras de 2022, que traz dados públicos que não estavam disponíveis já cruzados e conferidos em nenhuma outra plataforma pública. A informação de multas de candidatos é importante, seja em termos de transparência do cometimento de infrações ambientais, assim como porque esses políticos, uma vez eleitos, podem atuar para modificar a legislação ambiental em benefício próprio ou de setores que representam.

A reportagem também permite que o leitor busque e consulte um a um todos os candidatos multados, para que cidadãos possam se informar sobre seus candidatos e para que jornalistas de diversas partes do país possam conduzir suas próprias pesquisas. Por conta disso, veículos da imprensa local usaram o levantamento da Pública para reportar sobre candidatos multados em suas regiões. Além disso, a reportagem foi republicada em 14 sites, como MSN, Revista Galileu e Carta Capital.

Techniques/technologies used:

Este levantamento exclusivo usou toda a base de milhares de candidatos às eleições de 2022, além de usar quase 30 anos de bases de multas do Ibama
Os dados de candidatos cadastrados em 2022 foram baixados do repositório de dados eleitorais do TSE às 10 horas do dia 16 de agosto de 2022. Já os dados de multas do Ibama foram exportados do portal de dados abertos do órgão no dia 16 de agosto. A última atualização destes dados foi realizada às 19h do dia anterior. As multas ambientais seguiram os seguintes critérios para serem analisadas:
a) Critérios de inclusão: Multas aplicadas a partir de 01/01/1994 até 15/08/2022;
b) Critérios de exclusão: multas sem CPF/CNPJ; multas com os status débito “excluído”, “cancelado” ou “substituído por outro AI” (veja a lista completa); registros duplicados.
A coluna CPF/CNPJ foi duplicada e renomeada como “CPF_limpo”, e desta foram retirados os caracteres “.”, “-” e “/” para padronização. A partir das colunas de CPF das duas bases, fizemos o cruzamento dos dados. 440 multas foram associadas a 251 CPFs de candidatos. Os dados foram publicados na reportagem e as bases linkadas na postagem:
https://dadosabertos.tse.jus.br/dataset/candidatos-2022/resource/435145fd-bc9d-446a-ac9d-273f585a0bb9
https://dadosabertos.ibama.gov.br/dataset/multas-ambientais-distribuidas-por-bens-tutelados

Context about the project:

Muito se falou nos últimos quatro anos sobre os impactos do governo Bolsonaro na situação socioambiental brasileira. No entanto, uma faceta menos explorada são os operadores locais da agenda antiambiental, especialmente nos estados da Amazônia Legal, alguns deles candidatos à eleição e reeleição em 2022. O cruzamento de dados, além de original, traz apurações e contextualizações sobre esses candidatos.

What can other journalists learn from this project?

Jornalistas podem utilizar o levantamento realizado pela Agência Pública para investigações futuras de candidatos específicos, bem como destrinchar as multas ambientais deles e os impactos causados por essas infrações. No link da reportagem foram disponibilizada a metodologia e fizemos o upload dos dados no github da Agência Pública

Project links:

https://apublica.org/2022/08/candidatos-as-eleicoes-deste-ano-tem-r-84-milhoes-em-multas-ambientais/