2023

BotPonto

Entry type: Single project

Country/area: Brazil

Publishing organisation: Núcleo Jornalismo

Organisation size: Small

Publication date: 2022-08-11

Language: Portuguese

Authors: Alexandre Orrico, Gabriela Ferraz, Guilherme Felitti, Henrique Rieger, Jade Drummond, Lucas Lago, Michel Gomes, Renata Hirota, Rodolfo Almeida, Samira Menezes, Sérgio Spagnuolo e Sofia Schurig.

Biography:

Alexandre Orrico, editor-executivo do Núcleo Jornalismo;
Gabriela Ferraz, especialista em redes sociais no Núcleo Jornalismo;
Guilherme Felitti, fundador da Novelo Data;
Henrique Rieger, estagiário de tecnologia do Núcleo Jornalismo;
Jade Drummond, gerente de estratégia do Núcleo Jornalismo;
Lucas Lago, tecnologista e colaborador do Núcleo Jornalismo;
Michel Gomes, desenvolvedor do Núcleo Jornalismo;
Renata Hirota, analista de dados do Núcleo Jornalismo;
Rodolfo Almeida, designer do Núcleo Jornalismo;
Samira Menezes, editora-adjunta do Núcleo Jornalismo;
Sérgio Spagnuolo, editor-executivo do Núcleo Jornalismo;
Sofia Schurig, estagiária de redação do Núcleo Jornalismo.

Project description:

O BotPonto é um robô que monitora vídeos no YouTube para facilitar o combate à fake news e desinformação. A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo Jornalismo, em parceria com a Novelo Data, para jornalistas, checadores e pesquisadores utilizarem durante as eleições de 2022. Nosso robozinho acompanha diariamente a transcrição de todos os vídeos publicados por diversos canais do YouTube para encontrar palavras-chave que podem indicar conteúdo potencialmente desinformativo sobre política e eleições. O BotPonto gera um link para o ponto exato no vídeo em que os termos foram ditos, facilitando o processo de checagem e economizando tempo de trabalho.

Impact reached:

O BotPonto foi utilizado por jornalistas e pesquisadores durante o processo eleitoral brasileiro de 2022, evitando que horas de trabalho fossem gastas desnecessariamente assistindo vídeos do YouTube em busca de potencial desinformação. Além disso, o monitoramento do projeto mostrou tendências das campanhas de desinformação eleitoral na plataforma, com análises automatizadas no painel público do BotPonto e newsletter semanal de curadoria dos principais assuntos em alta. Um dos achados do monitoramento foi o foco de campanhas de fake news no YouTube direcionadas ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes, por exemplo.

O projeto foi citado mais de 30 vezes na imprensa e utilizado pelo próprio Núcleo Jornalismo para a apuração de oito reportagens. Além disso, o BotPonto ganhou o prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria de Inovação e Experimentação em 2022.

Após o fim do período eleitoral brasileiro, o projeto começa a tomar nova forma e já conseguiu financiamento para ser utilizado no monitoramento de desinformação ambiental e climática no YouTube. A ferramenta é inovadora e tem o potencial de mudar a relação do jornalismo com a checagem de vídeos, que é hoje um dos formatos mais difíceis de serem analisados com agilidade pelos jornalistas, devido ao volume de novos conteúdos publicados diariamente na plataforma, o tempo de duração de cada peça e a sutileza muitas vezes utilizada como estratégia para desinformar o público em vídeos.

Techniques/technologies used:

A ferramenta foi construída a partir de outros projetos, o que facilitou a implementação do código. A maior parte do projeto é desenvolvida em Python e dividida em duas grandes etapas: captura das legendas e análise do conteúdo. A captura é realizada por um código adaptado do projeto do Novelo Data, a parte de análise adaptado de um código do nosso colaborador Lucas Lago. Ambos são em Python, e o do Lucas usa o banco Postgres do Núcleo. Os painéis de visualização foram construídos usando o Metabase.

Context about the project:

Vídeos no YouTube são alguns dos conteúdos mais difíceis de checar em busca de desinformação. Muitos vídeos têm horas e horas de duração e é impossível que checadores e jornalistas consigam acompanhar tudo. Nosso bot soluciona esse problema, identificando palavras-chaves em diversos canais previamente estabelecidos e enviando o ponto certo em que essas palavras são ditas nos vídeos para facilitar sua checagem.

Sabemos que parte significativa da desinformação hoje vai além de afirmações abertamente falsas e muitas vezes envolvem dados tirados de contexto, detalhes ocultos ou informações modificadas para direcionar o discurso para uma narrativa específica. Esse tipo de desinformação pode passar despercebido por soluções automatizadas de análise de discurso e, pensando nisso, o BotPonto direciona os conteúdos para jornalistas especializados fazerem uma análise manual desses vídeos. Ao estabelecer os temas e palavras-chave monitorados, é possível filtrar os vídeos e trechos que tratam de assuntos que merecem checagem direcionada. Ainda, o característica colaborativa do projeto, com a possibilidade de envio de sugestões de canais e termos a serem monitorados pelo robô, torna a ferramenta ainda mais potente para o uso na cobertura jornalística.

Por fim, o BotPonto também ameniza o desgaste psicológico e emocional de jornalistas que muitas vezes precisam assistir horas de vídeos desinformativos e de teorias da conspiração para realizar o trabalho de checagem. Ao ir direto ao ponto em que palavras-chave são ditas, direcionando a análise para momentos específicos do vídeo que merecem atenção, os profissionais se desgastam menos no processo de apuração jornalística.

What can other journalists learn from this project?

Essa é uma ferramenta inédita e inovadora. Não encontramos no mercado nenhum tipo de ferramenta que se proponha a fazer o trabalho que o BotPonto desenvolve, principalmente com foco no mercado jornalístico. É um projeto totalmente inovador e que mostra o potencial de ferramentas automatizadas como aliadas do processo manual de pesquisa e análise jornalística. Cada vez mais a imprensa precisa lidar com um volume imenso de dados e informações compartilhadas online, então, criar soluções que pulem uma etapa desgastante e demorada do trabalho possibilita que a cobertura jornalística alcance outro patamar. Sem uma automatização como essa, que encontre e aponte o minuto exato em que palavras-chave específicas são ditas, poucos vídeos do YouTube são analisados pela imprensa e agências de checagem. O BotPonto abre as portas para que vídeos passem a ser um foco de trabalho em grande escala de jornalistas e checadores.

Project links:

https://nucleo.jor.br/botponto/